Você já percebeu que quando a coisa aperta um pouco e as vendas começam a cair, na maioria das vezes a primeira ação da área comercial das empresas é fazer uma promoção? Ou em outras palavras, dar descontos para tentar aumentar o volume de vendas!
Essa estratégia é perigosa e deve ser usada sempre com muita cautela.
Se na sua empresa você está pensando em usar essa estratégia, primeiro responda essas perguntas:
- Você está dando desconto para igualar seus preços a algum concorrente?
- Já parou pra pensar que de repente esse concorrente está precisando “fazer dinheiro” e se você igualar o preço ele vai abaixar ainda mais o dele só pra fechar o pedido?
- E se esse for um cliente novo, como você vai conseguir voltar ao preço normal depois dessa venda?
É muito mais fácil dar o desconto, mas aumentar o preço depois é muito complicado.
- Será que esse não é o tipo de cliente que faz leilão com todo mundo e compra o menor preço não ligando muito pra aquele papo de qualidade, atendimento, serviços ? Esse não é o perfil do seu cliente ideal.
- E como você sabe se o cliente não vai comprar, mesmo se não der o desconto?
Muitos consumidores tem a tendência de “blefar” quando vai comprar algo para conseguir descontos e no final das contas volta e compra pelo mesmo preço já informado anteriormente pelo vendedor, sem o desconto que ele queria.
A estratégia de dar desconto é valida se você conseguir justificar por quê abaixou seu preço e logo voltar para o seu preço normal.
Tem que ser uma ação isolada, passageira e nunca uma filosofia para tentar aumentar suas vendas.
Ganhe mais negociando valor e não preço!