Hoje eu vou falar com você sobre um assunto muito importante: A proposta comercial.
É aquela que a gente manda para um cliente e se a sua empresa é B2B, ou seja, vende para outras empresas fique muito ligado nessas dicas.
Tem gente que gosta de mandar qualquer tipo de proposta, já tem um formato pronto, só substitui algumas informações e envia, ou seja, não trata com “devido carinho” esse momento muito importante da venda.
Então, preparei os 07 passos para você fazer uma proposta comercial vencedora:
1º Passo:
Capa – A primeira impressão é a que fica.
Faça uma capa bonita e com impacto visual positivo.
A capa é a primeira coisa que a pessoa vê quando recebe seu pdf. Seja impresso ou por e-mail, procure fazer uma capa bacana, coloque o logotipo do cliente, uma ilustração.
Dê uma ideia de seriedade, transmita credibilidade.
2º Passo:
Resumo – Na primeira página, coloque um resumo da sua proposta. Porque?
Se essa proposta cair na mão de um diretor, do vice-presidente ele não vai ler tudo. Ele geralmente olha o resumo e aceita ou não aceita. Ele não tem tempo de ir nos detalhes.
3º Passo:
Detalhes – Na próxima página você detalha tudo aquilo que pretende vender, com bastante detalhe e nível de especificidade. Quem vai nos detalhes é o pessoal que vai comprar, o usuário. Por isso é importante ter das duas formas. Resumido e detalhado.
4º Passo:
Método de trabalho – Fale como você se propõe a realizar o serviço, qual a metodologia, no que você e seus produtos são diferentes, quais as vantagens e diferenciais da sua empresa.
5º Passo:
Testemunhos de clientes – Coloque uma página com testemunhos reais de clientes satisfeitos.
6º Passo:
Lista de clientes – Coloque uma página com uma lista de clientes. Muitas vezes a pessoa que vai decidir a compra vê que você atendeu já outras empresas que ele conhece e isso poderá ajudar na decisão. Isso ajuda vender.
7º Passo:
Vídeo – Quer melhorar sua proposta e realmente fazer um diferencial?
Grave um vídeo. Isso mesmo! Um vídeo curto, de 3 a 4 minutos explicando a proposta.
Não precisa ser algo sofisticado. Você pode usar um celular. Explique porque você é o profissional ou a empresa ideal para atender o seu cliente.
O vídeo você pode publicar no seu canal no youtube e enviar somente o link.
Pode parecer que a proposta fica muito extensa e se você acha que as pessoas não leem, posso afirmar que leem sim.
Porque são conteúdos que interessam pra quem vai comprar e como a pessoa vai investir dinheiro ela vai querer saber detalhes. Vale a pena fazer uma proposta comercial bem elaborada. Isso pode engajar seu prospecto, ele vê que se preocupa com os detalhes e isso poderá fazer total diferença entre você e seu concorrente na hora do processo de decisão.